NOSSA HISTÓRIA

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL E DE PELOTAS

            Incontestavelmente, o primeiro líder do presbiterianismo brasileiro foi o Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867), missionário fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil e, a partir de 1862, pastor da sua primeira comunidade local, a Igreja do Rio de Janeiro.
            Com a organização das três primeiras igrejas (Rio, São Paulo e Brotas), tornou-se possível a criação do primeiro concílio, o Presbitério do Rio de Janeiro. Isso ocorreu em São Paulo, no dia 16-12-1865, sendo membros fundadores apenas três missionários: A. G. Simonton, Alexander L. Blackford e Francis J. C. Schneider. No dia seguinte, 17 de dezembro, foi ordenado o Rev. José Manoel da Conceição. O novo presbitério ficou filiado ao Sínodo de Baltimore, da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América (Igreja do Norte).
            Passaram-se mais de vinte anos até que fossem organizados novos presbitérios: o de Campinas e Oeste de Minas (14-04-1887) e o de Pernambuco (17-08-1888), ambos ligados à Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (Igreja do Sul). Em 6 de setembro de 1888, os três presbitérios filiados às igrejas-mães norte-americanas uniram-se para formar um concílio autônomo, o Sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil. O Sínodo era composto de vinte missionários, doze pastores nacionais e mais de 50 igrejas.
            Em 1907, o Sínodo aprovou a sua própria dissolução e a criação de dois novos sínodos, o do Norte e o do Sul, que reuniram-se pela primeira vez em janeiro de 1909, respectivamente em Salvador e Campinas. No dia 7 de janeiro de 1910, a Assembléia Geral foi solenemente instalada no templo na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, sendo o Rev. Álvaro Reis, pastor daquela igreja histórica, eleito moderador. Na época, a Igreja Presbiteriana do Brasil tinha cerca de dez mil membros comungantes, outro tanto de não comungantes e por volta de 150 igrejas em sete presbitérios.
            Finalmente, a Assembléia Geral de 1936, reunida em Caxambu, Minas Gerais, convocou uma Assembléia Constituinte, que reuniu-se em dezembro do ano seguinte, no Rio de Janeiro. Essa Assembléia aprovou uma nova Constituição para a igreja, pela qual a Assembléia Geral passou a denominar-se Supremo Concílio. 


HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DE PELOTAS


         Foi fundada em 04/12/1921. Foi iniciada campanha de evangelização pelo pastor de Belo Horizonte, Rev. Luiz L. de Araújo César. A seguir foi enviado pelo Presbitério do Rio de Janeiro o pastor Piquet Carvalhosa e Rev. Álvaro Reis, foram realizadas conferências no Templo do Redentor (Igreja Cabeluda). Cerca de cento e vinte pessoas foram agregadas. Em 1925 a congregação evangélica Presbiteriana de Pelotas  se dissolveu, sem deixar claro os motivos que culminaram no término da congregação.
            Após sessenta anos, a Igreja Presbiteriana do Brasil iniciou suas atividades em Pelotas no ano de 1982, com a chegada do Rev. José Alexandre de Souza, oriundo do Rio de Janeiro. Os cultos foram realizados inicialmente na residência do senhor Angenor Alves Soares, no bairro Fragata, passando posteriormente a um local na Av. Brasil.  O Rev.  José Alexandre fez importante contados em Rio Grande e Pinheiro Machado nessa época.
Em dezembro de 1985 o Rev. Roberto Murray Marvin e sua esposa Phylis Yates Marvin, chegaram a Pelotas a convite da  Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil.
            Foi adquirido um terreno na Av. Duque de Caxias 339 de 15,50m de largura por 55m de comprimento para a construção do Templo. Primeiramente foi erguido um edifício da Educação Cristã, ficando pronto em 31 de julho de 1987. A congregação passou a reunir-se no local.
Em 22 de outubro de 1988 o Templo atual foi construído e consagrado, estando presente o Presbítero Dirceu de Souza Cazózimo, presidente da Junta de Missões Nacionais.
            A organização da Igreja Presbiteriana de Pelotas dia 26 de novembro de 1995.
           Atualmente a Igreja Presbiteriana de Pelotas é pastoreada pelo Rev. Rodrigo Barbosa Soucedo.

PRIMEIROS PRESBÍTEROS ELEITOS:

1-    Paulo dos Santos Ugoski
2-    Paulo Roberto Machado Ávila
3-    Ademar Figueira Jorge

PRIMEIROS DIÁCONOS ELEITOS:

1-    Mateus Lima Peduzzi
2-    David Neres dos Santos
3-    Goodson de Luces Fortes

PASTORES DA IGREJA:

1982                       Rev. José Alexandre de Souza
1985                       Rev. Dr. Roberto  Murray  Marvin
1988                       Rev. Sebastião Godói Boeira
1989                      Rev. Levi Francisco da Silva
1991                      Rev. Robson Pires Gripp
1992                      Rev. Odilon Sales
1996                      Rev. Claudimir Geraldo da Silva
1997                      Rev. Célio João Duarte
2000                      Rev. Odélio da Rosa Hertz
2003                      Rev. Josinaldo Custódio do Nascimento
2009                      Rev. José Erivan e Lic. João Carlos Celestino
2010                      Rev. João Carlos Celestino.
2015                      Rev. Rodrigo Barbosa Soucedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário